Vila da Barca debate mobilidade urbana nas periferias
Publicado Diário FMem 24/02/2025
O coletivo Paráciclo promoveu, no último sábado (22), na Vila da Barca, em Belém, o terceiro Mini Fórum de Mobilidade da capital. O evento foi realizado em parceria com o coletivo Barca Literária, que busca incentivar o consumo da literatura e promover a educação popular para crianças e jovens da região. O Mini Fórum tem como objetivo debater a mobilidade urbana sob a perspectiva dos ciclistas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.
“A ideia de realizar os Mini Fóruns nas periferias é justamente para pautar e evidenciar as diferenças entre o deslocamento dessa população e o de quem mora no centro da cidade. Sabemos que a periferia é a região que mais pedala em Belém”, explica Ruth Costa, ativista e uma das coordenadoras do coletivo Paráciclo. “Queremos dar visibilidade a essa população para que ela consiga cobrar seus direitos e dizer: ‘Estamos aqui, existimos e queremos segurança para nos deslocar na cidade’”, complementa Costa.
Além disso, houve um passeio pelas ruas e palafitas da região, onde foram debatidas as necessidades de políticas públicas voltadas tanto para os ciclistas quanto para os moradores em geral. “A juventude já está inserida na pauta climática e participa desse debate. A Barca está situada na maior comunidade de palafitas da América Latina, e essas crianças estão tomando consciência dos seus direitos e deveres como cidadãos”, afirma Daniela Queiroz, diretora-geral do Paráciclo.
Conteúdos relacionados:
- “Belém Para Todos” atende mais de 5 mil pessoas
- Prefeitura retira árvore em risco de queda na avenida Nazaré
De acordo com os organizadores, a proposta é realizar cinco fóruns ao todo em bairros periféricos, formando um circuito de debates sobre as necessidades dos ciclistas. O objetivo é reunir sugestões para a implementação de políticas públicas voltadas ao setor de mobilidade urbana nas cidades paraenses.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp