Mofo preto: o que é, riscos para a saúde e como tratar?

Publicado em 25/06/2024

O mofo e o bolor são problemas comuns encontrados no dia a dia, causados pelo excesso de umidade em ambientes específicos. No entanto, existe um tipo de fungo chamado mofo preto que pode ser muito mais perigoso, podendo até mesmo levar à morte.

Nesta matéria, você vai entender o que é o mofo preto, perigos que esse fungo pode causar à saúde, sintomas e como evitar dentro de casa.

CONTEÚDOS RELACIONADOS:

Saiba mais sobre a pneumonia e como prevenirSaiba como evitar o mofo no período de chuvaO perigo de usar o mesmo pijama por várias noites seguidas

O que é e como identificar?

O mofo preto é composto por diferentes espécies, sendo as mais conhecidas a Stachybotrys chartarum, a Alternaria e o Cladosporium spp. Esses fungos se assemelham ao mofo comum, mas têm uma coloração mais escura, variando do verde forte ao preto. Eles costumam ser encontrados em vegetais, causando danos às plantações e também podem se desenvolver em ambientes rurais com alta umidade, e também nos porões e banheiros das residencias.

Sintomas

A presença do mofo preto pode estar associada a diversos problemas de saúde, sendo mais perigoso do que o mofo tradicional. Além das alergias comuns causadas por outros tipos de fungos, as espécies Alternaria e Cladosporium estão relacionadas a crises de asma graves, causadas por infecção nos pulmões. Já a Stachybotrys chartarum tem sido associada à síndrome conhecida como “Sick Building Syndrome”, que causa sintomas como cansaço e mal-estar. Embora existam relatos de casos raros de desenvolvimento de hemorragia pulmonar idiopática em recém-nascidos, ainda não há pesquisas suficientes para estabelecer uma ligação definitiva com esse fungo.

Quer ler mais notícias sobre saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Perigos as crianças e aos recém-nascidos

As crianças e os recém-nascidos são os mais afetados pelas doenças relacionadas ao mofo preto, principalmente devido ao sistema respiratório ainda em desenvolvimento. O fungo também pode representar um perigo para pessoas com sistema imunológico comprometido, seja por doença ou idade, embora os sintomas geralmente sejam leves e semelhantes aos de alergias respiratórias comuns.

Prevenção

A prevenção é a melhor forma de combater a presença do mofo preto, já que esses fungos se proliferam em ambientes com umidade relativa do ar acima de 65%. Manter as janelas abertas e o ambiente arejado é fundamental para evitar a proliferação do fungo. Além disso, é importante ficar atento a vazamentos e infiltrações, pois o acúmulo de água cria condições ideais para o crescimento do mofo.

Produtos que podem controlar a umidade do ambiente

Desumidificadores

Se o problema de umidade for recorrente, existem outras medidas que podem ajudar a controlar a umidade do ambiente. O uso de desumidificadores é uma opção, pois eles retiram parte da água do ar, deixando-o mais seco. Existem desumidificadores elétricos de diferentes tamanhos disponíveis no mercado, incluindo modelos antimofo, projetados especificamente para manter a umidade do ar abaixo de 65%.

Outra opção são os desumidificadores químicos, que utilizam cloreto de cálcio. Eles não requerem eletricidade e podem ser colocados em ambientes sem acesso próximo a tomadas. No entanto, esses desumidificadores não têm a mesma capacidade de remover água do ar que os modelos elétricos maiores, sendo necessário o uso de vários em ambientes maiores.

Ar condicionado

O ar condicionado também pode ajudar a controlar a umidade do ar, especialmente em regiões muito quentes. Além de resfriar o ambiente, o ar condicionado possui a função de desumidificação, o que pode ser útil para combater qualquer tipo de mofo.

Alerta

No caso do mofo preto, não é recomendado tentar tratá-lo ou remover os fungos diretamente. Se necessário, a melhor abordagem é utilizar equipamentos de proteção adequados.


Leitor opiniões

Deixe uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *



Hot Classics

Underground radio

Faixa actual

Título

Artista

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00

AO VIVO

Diario In Love

00:00 04:00